domingo, 7 de junho de 2009

2014 e os reflexos do subdesenvolvimento


A questão não é saber se existe alguma capital com condições suficientes para sediar um evento grandioso como a Copa do Mundo, pois é evidente a falta de estrutura dos estádios e da malha viária das cidades.

A discussão mais relevante é responder o porquê dos governantes agirem, visando o aumento qualitativo da vida dos habitantes, somente, quando existe uma grande pressão mundial para a realização de obras.

Essa atitude é, claramente, característica de países subdesenvolvidos, em que as soluções das dificuldades são adiadas até o último momento, como esse grande déficit estrutural urbano e a grande desigualdade social, melhor exemplificada no fato de um vice-presidente sobreviver a uma retirada de inúmeros tumores e uma criança com dengue morrer por falta de leitos hospitalares.



Um dos melhores exemplos desse desrespeito ao cidadão é o de Fortaleza, em que seus habitantes sonham com o término das obras do metrô, iniciadas há 12 anos, já que é essencial, para uma subsede, a posse de bons transportes públicos.


Portanto, os habitantes das 12 capitais escolhidas vão viver em um local bem estruturado, entretanto o restante do País vai continuar esquecido e a conviver com essa sociedade piramidal.

É assim mesmo. Acho que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, está há, apenas, 20 anos no comando dessa confederação. Ele não teve tempo suficiente.Os governantes do Brasil, também, nunca tiveram tempo de fazer verdadeiras reformas, pois o direito a uma reeleição é muito pouco.


MEU DEUS,
ONDE VAMOS PARAR?

Nenhum comentário: