domingo, 24 de maio de 2009

Grêmio vence a primeira no Brasileirão


Na estreia de Paulo Autuori no comando do Grêmio, o Tricolor gaúcho venceu o Botafogo por 2 a 0 no estádio Olímpico.

Mesmo com as atenções voltadas para a Libertadores, o Grêmio bateu o Botafogo com muita superioridade. Com essa vitória, o time gaúcho mantém um tabu de 11 anos sem perder em casa para o Alvinegro carioca em partidas pelo Campeonato Brasileiro.

O Grêmio conquistou sua primeira vitória na competição e agora soma quatro pontos em três rodadas. O Alvinegro, que ainda não venceu no Brasileiro de 2009, permanece com dois pontos.

O Botafogo vai tentar recuperar-se contra o Sport no Engenhão, no próximo sábado. Já o Grêmio enfrentará o Vitória no Barradão, porém antes os gaúchos viajam para a Venezuela, onde jogam contra o Caracas, nesta quarta-feira, no jogo de ida das quartas de final da Libertadores.

O Jogo

Logo no inícico da partida, o Grêmio tomou conta da partida, pois o Botafogo, necessitando de jogadores com qualidade para fazer a ligação entre a sua defesa e o seu ataque, errava bastantes passes, o que o impedia de construir jogadas que levassem real perigo à meta do goleiro Victor. A torcida botafoguense logo sentiu falta do jogador Maicossuel, negociado para o futebol alemão, pois ele era fundamental nessa armação de jogadas.


O time de Autuori utilizou um esquema tático 3-5-2 diferente do que era usado por Celso Roth, pois o novo treinador fez com que a nova formação tivesse os alas atuando na mesma linha do volante Túlio. Na nova tática, Tcheco e Souza atuaram mais adiantados, criando várias chances de gol para os atacantes Jonas e Maxi López, porém muitas dessas oportunidades foram desperdiçadas.

A primeira boa chance tricolor ocorreu após falha do adversário. A defesa botafoguense saiu jogando errado, Tcheco arriscou de longe, mas Castillo, que estava adiantado, conseguiu voltar a tempo de executar firme defesa. A melhor oportunidade dos gaúchos veio de bola parada, aos 30 minutos. Após cobrança de falta, Léo carimbou a trave. Antes disso, Fábio Santos e Tcheco finalizaram longe do gol. Depois do lance de perigo, foi a vez de Jonas, Ruy e Souza mostrarem a
falta de pontaria.

O Botafogo levou perigo apenas no final da primeira etapa, depois que Juninho cobrou falta de longe e deu trabalho ao goleiro Victor, que espalmou.

O Botafogo voltou para o segundo tempo com duas modificações: o zagueiro Wellington entrou no lugar de Gabriel, com Eduardo sendo deslocado para a lateral esquerda. Além disso, o meia Rodrigo Dantas foi substituído pelo atacante Jean Coral, numa tentativa de dar maior ofensividada ao time.

O time carioca ganhou um maior volume de jogo, entretanto mesmo chegando ao ataque com mais facilidade levou perigo ao Grêmio apenas em mais uma jogada de bola parada. Juninho cobrou falta aos sete minutos e acertou uma bomba na trave esquerda de Victor.

O lance mexeu com os donos da casa, que aos 9 minutos, finalmente, acertaram no gol de Castillo. Foi fatal. Após a defesa alvinegra afastar mal, Jonas, de bico, acertou o canto, marcando o primeiro gol do time sob o comando de Autuori.

A partir daí, a partida começou de verdade. Sem um resultado que fosse de seu agrado, o Botafogo se abriu, dando espaços para o Grêmio e foi na base do toque de bola que o Grêmio marcou o segundo gol, aos 33 minutos. Após jogada iniciada por Douglas Costa, Maxi López recebeu e tocou de calcanhar para Fábio Santos, que apareceu livre no meio da área para completar e decretar a vitória por 2 a 0.


Ficha técnica:
GRÊMIO 2 x 0 BOTAFOGO

Victor, Léo, Rafael Marques e Rever (Thiego); Ruy, Túlio, Tcheco, Souza (Douglas Costa) e Fábio Santos; Jonas (Herrera) e Maxi López.
Técnico: Paulo Autuori

Castillo, Leandro Guerreiro, Juninho e Eduardo; Alessandro (Diego), Fahel, Túlio Souza, Rodrigo Dantas (Jean Coral) e Gabriel (Wellington); Tony e Victor Simões.
Técnico: Ney Franco.

Gols: Jonas, aos 12, e Fábio Santos, aos 33 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Rever (Grêmio); Gabriel, Eduardo, Tony (Botafogo).
Estádio: Olímpico, em Porto Alegre (RS).
Data: 24/05/2009.
Árbitro: Sálvio Spinola (Fifa/SP).
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa/PR) e Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA).

Nenhum comentário: