domingo, 25 de maio de 2008

Importância do elenco

Campeonato Brasileiro é igual a vestibular, pois para ganhar um campeonato longo como o brasileiro, é preciso exercer um trabalho a longo prazo, preocupando-se, com a mesma intensidade, com os pontos disputados tanto nas primeiras rodadas como nas últimas e assim deve ser o modo como um aluno deve comportar-se diante do vestibular, ou seja, estudando com a mesma vontade durante o ano inteiro.



Para um candidato ao título do brasileirão, esse trabalho deve ser realizado e, para isso ocorrer, é imprescindível que o clube possua um grande elenco com bastante qualidade, pois, além de ser impossível que, apenas, os onze jogadores titulares atuem com a mesma disposição e qualidade nas 38 rodadas da competição, existem outras competições que o clube possa estar disputando como a Copa do Brasil e a Libertadores da América. Quando esta situação ocorre, o treinador,na maioria das vezes, usa um time misto no brasileirão em detrimento dessas competições a curto prazo. Porém essa conduta é bastante questionável.



No jogo entre Fluminense e Sport, válido pela 3° rodada do brasileirão 2008, tivemos o maior exemplo do problema em questão. O time pernambucano é o semi-finalista da Copa do Brasil, surpreendentemente, o qual vai enfrentar, na quarta-feira, o time do Vasco. Por essa razão, Nelsinho Baptista, treinador do Sport, escalou um time misto. Pela mesma razão, porém devido à libertadores no meio de semana, o Fluminese também poupou o time titular. Nem o treinador Renato Gaúcho foi à Recife comandar o time. O confronto terminou com vitória do Sport por 2 a 1. Nesse momento é que se questiona a escalação de um time misto, pois o time carioca, que é forte candidato ao título somou, apenas, um ponto no decorrer de três jogos da competição. Esses oito pontos perdidos poderão fazer falta, quando, no fim do campeonato, o Fluminense estiver precisando de sete pontos para ser campeão brasileiro.



Portanto, essa política de poupar jogadores só é possível, quando o clube é detentor de um forte elenco.

SPORT 2 x 1 FLUMINENSE
Magrão; Luisinho Netto (Diogo), Gabriel, César e Fábio Gomes; Daniel Paulista, Everton, Júnior Maranhão (Peter) e Luciano Henrique; Roger (Leandro Machado) e Carlinhos Bala.
Fernando Henrique, Carlinhos, Anderson, Roger e Dieguinho; Fabinho, Maurício, Romeu (Leo) e Arouca (Marinho); David (Alan) e Dodô
Técnico: Nelsinho Baptista.
Técnico: Vinícius Eutrópio.
Gols: Júnior Maranhão aos 24 minutos do primeiro tempo; Leandro Machado aos 36; Dodô aos 43 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: César, Fábio Gomes e Everton (Sport); Carlinhos, Romeu e Anderson (Fluminense)
Cartão vermelho: Gabriel (Sport)
Público: 16.933 presentes.
Estádio: Ilha do Retiro, em Recife (PE).
Data: 25/05/2008.
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Julio Cesar Rodrigues Santos (RS) e Altemir Hausmann (RS

Notas da rodada:

Nota Dez : Vai para a garotada do Cruzeiro que aniquilou o time do Santos nesta rodada,vencendo por 4 a 0.



Nota Zero: Vai para o São Paulo que, em pleno Morumbi e com o time titular, excetuando-se o atacante Adriano, obteve, apenas, um empate contra o forte Coritiba.

Nenhum comentário: