segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

5º rodada

No jogo ocorrido em Sobral, no estádio do Junco, Guarany e Ceará terminaram a partida em 2 a 2, havendo uma grande atuação do goleiro Vantuir do time sobralense.

Nos momentos antes do início do jogo, percebi, observando a escalação do Ceará, que aquela tarde não seria nada fácil para a equipe alvinegra, pois o treinador Zé Teodoro começou a partida com três volantes( Michel, Heleno e Chicão),além de um outro meia defensivo( Fábio Gomes) improvisado na lateral esquerda, e apenas com um meia( Geraldo) responsável pela criação de jogadas do time. A utilização desse esquema defensivo deveu-se à preoucupação do técnico com os erros de marcação nos jogos anteriores, entretanto o que ocorreu foi que a marcação do Guarany concentrou-se em Geraldo, anulando todas suas tentativas de criação de situações de gol. Essa ausência de criatividade obrigava o atacante Ségio Alves a sair da área para buscar a bola, prejudicando seu rendimento no segundo tempo, devido ao cansaço causado pela sua idade avançada, 37 anos. O alvinegro de Porangabussu, mesmo com essa tática defensiva levou um gol aos 26 da primeira etapa, sendo o atacante Jéferson o autor do gol. Ainda, no primeiro tempo, o Ceará empata com um gol contra de Anderson, após uma cobrança de falta .

No segundo tempo, o técnico Zé Teodoro percebe o erro que cometeu quando escalou o time e,então, faz duas alterações: Edu Sales e Alex Gaibu entram no lugar de Alberto e Heleno, respectivamente. Essas mudanças surtem efeito, pois com a entrada de mais um meia de ligação( Alex Gaibu), a defesa do rubro-negro de Sobral não se concentra, apenas, em Geraldo, fazendo com que ocorram mais chances de gol para o Ceará. A entrada de Edu Sales também foi uma boa alteração, pois a entrada do atacante deu uma maior movimentação no setor ofensivo do time alvinegro, já que Alberto não vinha fazendo absolutamente nada. Logo o Ceará fez 2 a 1 com um gol de Alex Gaibu, após um passe de Edu Sales.Com este atacante, o alvinegro levava mais perigo e esteve muito próximo de marcar o 3º gol. O atacante fez ótima jogada individual novamente, mas parou na excepcional defesa de Vantuir,o qual foi brilhante na partida. Todavia Edu Sales tomou dois cartões amarelos em lances infantis e é expulso, levando-me a duvidar da inteligência desse jogador. A partir daí, o jogo volta a ficar difícil para o Ceará, pois o Sérgio Alves torna-se o único atacante da equipe em campo, sendo sua presença inútil justificada pelo cansaço. Aos 21 minutos da segunda etapa , Jones cruza para Didi Cearense, que acabara de entrar, mandar de carrinho para o fundo do gol, 2 a 2, empatando o jogo para o Guarany.

O vovô enfrentará na próxima rodada o time do Horizonte, enquanto o clube sobralense jogará contra a equipe do Icasa.

Nenhum comentário: